Como Escolher Nichos de Mercado Pouco Explorados e Rentáveis Para Trabalhar em 2019

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Evaneyde Silva
em 03/08/2019

Como escolher um  nicho de mercado  pouco explorado e rentável para trabalhar em 2019?

No marketing digital existem infinitos nichos, infinitos mercados, infinitas possibilidades, de maneira que você poderá ficar zonzo com tanta informação.

Então vamos por partes.

👉🏽Vou partir do ponto considerando que você esta precisando de ajuda para escolher um nicho  rentável e pouco explorado, blz?

Vejamos nesse artigo algumas considerações antes de bater o martelo, e algumas dicas para escolher o nicho perfeito para você.

Considerações Iniciais antes de Escolher um Nicho rentável e Pouco explorado

A primeira coisa é saber exatamente o que você quer, qual será o resultado após o nicho ser escolhido.

O que você quer é um nicho  rentável e pouco explorado, em um assunto que você já tem conhecimento prévio e paixão, que ao mesmo tempo, seja fácil de posicionar no Google, lucrativo para vender info-produtos e que o nível intelectual das pessoas envolvidas nesse nicho de mercado, seja razoável, para que elas saibam comprar e consumir produtos digitais tranquilamente.

👉🏽Isso parece missão impossível não é verdade?

Porém o grande segredo para escolher um nicho de mercado é olhar para você mesmo e perguntar:
• Qual a minha profissão?
• Qual a minha formação?
• O que eu gosto de fazer?
• O que eu gosto de comprar?
• Quais são os meus passatempos ou hobbies que sinto prazer em gastar dinheiro?
• Onde quero estar daqui a 5 anos?

A segunda coisa a fazer é responder essas perguntas.

Com essas perguntas, você percebe que escolher um nicho não é tarefa para alguém que ainda não definiu seu caminho na vida.

Vamos a um exemplo prático: Imagine uma criança de 7 anos.

Aplique as perguntas nela:

  • Qual a profissão dela? Nenhuma.
  • Qual a formação dela? Nenhuma.
  • O que ela gosta de fazer? Brincar, se entreter.
  • O que ela gosta de comprar? Tudo!
  • Onde ela quer estar daqui a 5 anos? Não sabe.

📌Se você for parecido com essa criança, você não conseguirá escolher um nicho de mercado, pois assim como uma criança não pode abrir um negócio, um adulto parecido com ela também não poderá fazer negócios.

E não se assuste, existem muitos “adultos” hoje, que são iguais essa criança, não tem formação, não tem profissão, só querem saber de assistir Tv, Netflix e Youtube, compram tudo por impulso e não sabem onde querem estar nos próximos 5 anos.

Vivem cantando: Deixa a vida me levar… E a vida leva eles a pensar que na internet podem ter emprego ou fazer negócios.

Ao responder as perguntas, você já tem algumas opções de mercado e nichos para escolher.

Pois não basta escolher um nicho  lucrativo e pouco concorrido

  • Se for um assunto que você não tem afinidade, vai fracassar.
  • Se for um tema que você não gosta, vai fracassar!
  • Se for uma área que você não vive e não tem experiência, vai fracassar!
  • Pode ser o melhor nicho de todos, mas se não existe nenhum ligação com você, vai fracassar!

Como disse o Harvey na série Suilts!

Se começar perdendo, nunca vai ganhar!

OBS:Conheça AQUI um método usado há muito tempo no mercado Americano e agora no Brasil, que vem fazendo a alegria de muitos afiliados que NÃO querem mais ser um simples afiliado mas ter seu próprio produto digital para vender na internet.

O que é: Mercado, Nicho de Mercado, Super Nicho e Micro Nicho!

🎯Agora, é importante esclarecer bem o que é nicho, para que você entenda suas opções com base nas respostas das perguntas anteriores.

  • Mercado = Uma grande área de atuação.
  • Nicho de mercado = Uma fatia do mercado que se distingue por pequenas diferenças dos demais no mercado.
  • Super Nicho = Uma fatia do mercado segmentada, grupo de pessoas com gosto mais exigente.
  • Micro Nicho = Segmentação extremamente específica para definir seu público.

Exemplos;

Mercados = Área da saúde é um mercado.

Área da tecnologia é outro mercado.

Porém, em ambos existem várias sub-divisões que acontecem naturalmente pelo gosto e preferência das pessoas.

Nichos de mercado = Na área da saúde, fazer exercícios apenas para ser saudável é um nicho de mercado.

Perder peso é outro nicho, na mesma área da saúde.

Ser vegano ou vegetariano é outro nicho nessa mesma área.

No mercado de tecnologia, programação TI e afins é um nicho de mercado.

Celular e aplicativos é outro nicho.

Robótica é outro nicho.

🎯Super Nichos = Na saúde, tratamento para diabetes é um super nicho.

Sucos naturais, ervas medicinais, são também super nichos.

Emagrecer só para homens ou só para mulheres são super nichos.

Na área da tecnologia os super nichos são definidos por marcas, os que gostam só de Windows e Android é um super nicho.

Os que gostam só de Mac e Iphone é outro super nicho.

🎯Micro nichos = São definidos por você através de segmentação.

Por exemplo, no mercado da saúde, no nicho de emagrecer, dentro do super nicho só para mulheres.

Você decide que vai trabalhar somente com mulheres que tiveram filhos, ensinando e ajudando elas a emagrecer e definir o corpo após o parto.

Isso é um micro nicho.

Na área de tecnologia você escolhe o nicho celular e aplicativos, escolhe o super nicho só android e decide que vai trabalhar apenas com pequenas empresas em expansão. Aquelas que estão começando a crescer, precisam de um aplicativo personalizado, mas não podem pagar uma fortuna. Isso é um micro nicho.

Se você é muito bom na sua profissão, poderá escolher algo dentro desse assunto.

Se você ama sua formação poderá escolher algo a partir dela ou em torno dela.

Se você tem um hobbie poderá profissionalizar seu hobbie. (entenda que hobbie é uma atividade remunerada que você faz por prazer).

Se nada disso ajudar, temos a próxima pergunta: O que você gosta de comprar?

Pois isso revela seu maior interesse, que automaticamente é também algo que você entende bem e poderá escrever livros sobre isso, criar cursos, guias, passo a passo, tutoriais e etc, para ajudar pessoas/outros clientes que estão começando nessa área/produto/coisa que você vive comprando.

O nicho pode ser escolhido a partir dos seus objetivos na vida.

Onde você quer estar daqui a 5 anos?

Se você tem esse plano muito bem pensando e organizado, poderá fazer disso um negócio, ajudando outras pessoas a chegarem no mesmo lugar que você quer chegar.

Coloque Limites

📌Após escolher seu nicho, escolha um super nicho e depois um micro nicho dentro dessa área.

Isso vai limitar sua área de atuação, ajudando a escolher quem serão seus potenciais clientes.

Não pense que vai limitar clientes, pois ao trabalhar pela internet, todo país que fala sua língua, terá pessoas interessadas no que você faz.

Conclusão

📌O conceito é simples; se você tentar atingir um montão de gente (escolhendo só o mercado), vai acabar não atingindo ninguém.

Mas se tentar atingir apenas 1 pessoa (micro nicho), vai atingir várias!

Por isso, quanto mais específico melhor! Por exemplo, se você atua no mercado de marketing digital, escolheu o nicho de afiliados, dentro do super nicho de iniciantes, mas pretende falar somente de primeira venda, isto é um micro nicho.

Portanto, você deve descartar todos que não são afiliados e que já passaram da primeira venda.

Assim evitará desperdício de tempo com quem certamente não vai comprar nada de você.

E essa limitação também define o que você vai estudar e com quais ferramentas vai trabalhar.

Dessa forma, você não fica perdido por aí atirando para todo lado, atendendo todo mundo que cai de paraquedas, e sendo atropelado pela avalanche de informações do mercado de marketing digital.

OBS:Conheça AQUI um método usado há muito tempo no mercado Americano e agora no Brasil, que vem fazendo a alegria de muitos afiliados que NÃO querem mais ser um simples afiliado mas ter seu próprio produto digital para vender na internet.

📌Se este artigo te ajudou compartilha essa informação com seus amigos.

Abraço

Evaneyde Silva

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade