Vejamos como fazer email marketing passo a passo de forma correta,usando qualquer ferramenta de email marketing.
Enquanto muitos pensam que fazer email marketing depende exclusivamente da ferramenta, você poderá se destacar apenas usando as dicas que vamos passar nesse artigo.
Obviamente, uma boa ferramenta de email marketing deve ser utilizada, recomendo essa aqui.
Porém, isso não é o bastante, não adianta nada ter uma nave espacial na garagem, se você não sabe pilotar!
E as condições para enviar email, o tipo de campanha que você vai fazer também contam muito, pois também não adianta ter um avião parado na rua da sua casa, se não tiver pista suficiente para ele correr e decolar!
Como fazer email marketing passo a passo
A primeira coisa a fazer é refletir um pouco para definir sua estratégia de envio.
E algumas perguntas podem ajudar nessa hora, vejamos:
O que os seus leitores querem a curto, médio e longo prazo?
São 3 respostas que você precisa chegar nessa pergunta.
Eles certamente querem uma solução rápida a curto prazo, uma solução e apoio a médio prazo e por fim uma solução definitiva a longo prazo.
Essas soluções são: Recompensa digital (solução rápida), o curso de entrada com custo médio (solução de apoio) e por fim um curso completo passo a passo. (solução definitiva).
Isto é só um exemplo.
Sabendo o que seus leitores querem, você pode planejar uma campanha que irá guiá-los e orientá-los a entrar no curso para obter apoio e solução, porém para te ajudar no conteúdo dessa campanha, vejamos outra pergunta:
Qual a rotina mais comum entre os seus leitores?
Por se tratar de contatos em um nicho de mercado, eles certamente têm uma rotina que é comum entre a maioria.
E isso é importante para você saber como se comunicar com eles, de acordo com seu dia a dia.
E então os assuntos do email e o corpo do email serão personalizados, ficará parecendo que você mora com eles, anda com eles e os conhece melhor.
E isso é fundamental para uma boa taxa de abertura, conversão em cliques e vendas.
Principalmente hoje em dia, onde muitos serviços de email marketing já não têm tanto poder de entrega como eram antigamente.
Uma vez falando com seus contatos no idioma cultural deles, você irá ganhar confiança, fator principal da venda.
Emails de conteúdo e Emails de venda
Uma coisa que aprendi sempre, é isso, que existem emails de conteúdo e emails de venda.
Percebo que isso é muito útil para falar em teoria, para ajudar a organizar as ideias na cabeça e no papel.
Porém, na prática isso não é muito inteligente.
Senão vejamos:
Quando você programa uma campanha, para enviar três emails de conteúdo e um email de venda, por exemplo!
Analise as estatísticas deles.
E você irá perceber que nem todo mundo viu os quatro emails na sequência.
Alguns viram só o email 1, outros virão apenas o email 2, outros virão apenas o email 1 e 2.
Poucos viram o email 3 e menos ainda viram o email 4.
Porque a tendência natural é que os primeiros emails recebam mais aberturas.
Então, ao enviar seu email de venda somente no final, depois de ter cansado a sua lista, você estará tendo a menor taxa de conversão de todas.
É por isso que tem contatos que ficam na sua lista por meses e anos e nunca ouviram falar do seu produto.
Porque eles abrem poucos emails, clicam pouco, e sempre acabam abrindo um email apenas de conteúdo, já que as chances de abrir esse tipo de email é três vezes maior, em uma campanha onde se envia três conteúdo e um de venda.
O mais correto é falar sobre seu produto em todos os emails, mesmo que seja rapidinho, e isto junto com o conteúdo!
Ou seja, envie sempre conteúdo, mas junto a ele sempre a oferta ou chamada pra ação.
Porque um email de venda, pode ser libertador para alguns que estão desesperados pela solução! Mas cuidado!!!
Porque esses desesperados são poucos, e são pessoas que compram pouco também, pois o motivo de estarem desesperados é porque deixam tudo para ultima hora e isso significa que não são pessoas organizadas financeiramente para comprar com frequência seus produtos.
Um bom lead é um contato que esta seguro financeiramente e confia em você, e vai comprar sempre que você lançar algo novo, mesmo que ele não vá usar de imediato o produto, ele compra pela confiança e reciprocidade ao seu conteúdo.
Este sim é um lead que vale ouro!
E é para esses leads de ouro que você precisa direcionar os seus esforços, para ter um negócio que é sustentável, escalável e duradouro através do email marketing.
Assunto e Conteúdo do Email
Conhecendo bem a rotina do seu lead, você poderá criar assuntos que fazem parte do dia a dia dele, portanto serão sempre importantes para ele, ao ponto de abrir o email e ler.
Pois tempo é importância, se o lead não tem tempo para ler seus emails, significa que o assunto e o corpo do email não são importantes para ele, então você precisa rever todo seu trabalho.
Afinal, se você capturou o lead mas não consegue falar de algo que seja importante para ele, então você capturou o lead errado, porque ele não tem interesse no seu nicho, ou então você esta enviando o conteúdo errado!
Existem fórmulas para te ajudar a criar o conteúdo, mas elas não são mágicas, se você não souber falar aquilo que o lead quer ouvir, então nenhuma dessas fórmulas irá te ajudar.
A melhor forma de escrever um bom email, é justamente se colocar no lugar do Lead, imaginar as perguntas e dúvidas que ele tem, e então escrever respondendo!
Resumindo….
Escolha uma ferramenta de email marketing que você possa pagar e saiba usar, para não desperdiçar nenhuma das funções que ela possui.
Pense e reflita sobre o quê, e onde seu lead quer chegar no curto, médio e longo prazo.
Descubra qual a rotina mais comum entre os seus leads
Personalize toda sua campanha conforme a rotina do lead
Crie emails de conteúdo que tem opção de comprar
No título dos seus emails, use frases familiares ao lead
No corpo dos seus emails, escreva como quem esta respondendo perguntas e tirando dúvidas!
Se este artigo te ajudou me conte nos comentários.
Ficarei feliz em saber.
Abraço
Evaneyde Silva
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.